Regulamento

Concurso de planos de aula baseados no e-book do Plenarinho “Brasileiras Inspiradoras”

 

SOBRE O CONCURSO

A Câmara dos Deputados, por meio do programa Plenarinho, promove Concurso para a seleção de planos de aula baseados no e-book Brasileiras Inspiradoras, destinado a educadores(as) do 2° ciclo do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

1. OBJETIVOS

1.1 O presente Concurso tem como objetivos:

a) Divulgar o e-book Brasileiras Inspiradoras, dando a conhecer as conquistas de várias mulheres que se destacaram, em suas áreas de atuação, na História do País;

b) Contribuir para a reflexão sobre questões de gênero e representatividade;

c)  Valorizar a produção pedagógica associada ao tema do empoderamento feminino.

2. OBJETO

2.1 O objeto do presente Concurso é a seleção de três planos de aula elaborados por educadores(as) do 2° ciclo do Ensino Fundamental de escolas públicas ou privadas de todo o País, baseados no e-book “Brasileiras Inspiradoras”, disponível no Portal Plenarinho.

3. PÚBLICO

3.1 Para participar do concurso, é pré-requisito estar atualmente trabalhando como educador(a) no exercício da atividade docente com estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas ou particulares em todo o território brasileiro.

4. INSCRIÇÕES

4.1 A participação é gratuita e individual. Não serão aceitos trabalhos que apresentem mais de um(a) autor(a).

4.2 A inscrição será feita por meio do envio do plano de aula, via correio eletrônico, para o endereço plenarinho@camara.leg.br.

4.3 No campo ‘assunto’, é necessário informar: “Concurso Brasileiras Inspiradoras”. O prazo é até o dia 07 de maio de 2023.

4.4 Para fins deste Concurso, será considerado(a) participante somente pessoa física.

4.5 Serão desclassificados os planos de aula:

a)  de candidatos(as) que tenham relação de parentesco, em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, com Deputados(as) Federais, servidores(as) da Câmara dos Deputados, integrantes da Comissão Julgadora, com pessoas que trabalhem ou prestem serviço na Câmara dos Deputados, seja por vínculo direto ou por meio de empresas de terceirização.

b)  enviados fora do prazo definido;

c)  que não estiverem devidamente apresentados, conforme indicado no item 6 e subitens.

5. COMISSÃO JULGADORA

5.1 A Comissão Julgadora será composta por servidores(as) da Câmara dos Deputados.  

5.2 Encerrado o período de inscrições estabelecido, a Comissão Julgadora realizará a classificação das obras segundo critérios estabelecidos neste Regulamento.

5.3 A decisão da Comissão Julgadora quanto às notas atribuídas, conforme critérios de avaliação estabelecidos no item 7, será soberana, não se admitindo contra ela interposição de recurso.

6. APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA

6.1 O(A) Educador(a) deverá apresentar um plano de aula baseado no e-book Brasileiras Inspiradoras.

6.2 O plano de aula deverá ser entregue como arquivo digital (formatos .doc ou .pdf). Para tanto, recomendamos baixar o formulário próprio para este fim, disponível em arquivo do Microsoft Word, e seguir as orientações de preenchimento.

6.3 Não serão aceitas outras formas de envio.

6.4 Cada educador(a) poderá enviar quantos planos de aula quiser. No entanto, somente um poderá figurar entre os três vencedores.

6.5 O envio do plano de aula implica a aceitação automática, por parte de todos(as) os(as) candidatos(as), dos seguintes aspectos:

a) Declaração de que o texto escrito é de sua criação exclusiva, assumindo toda e qualquer responsabilidade moral e material por sua expressão.

b) Autorização para publicação do plano de aula, pela Câmara dos Deputados, em qualquer mídia existente ou que venha a existir, cedendo permanentemente os direitos autorais à Câmara dos Deputados, pelos quais não será cobrado nenhum tipo de valor.

6.6 Ao receber o plano de aula, a Comissão Executiva do Concurso enviará uma mensagem por e-mail para cada participante, confirmando a inscrição.

7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

7.1 As obras classificadas segundo as normas deste Regulamento serão avaliadas pela Comissão Julgadora de acordo com os seguintes critérios gerais:

 a) adequação ao tema proposto;

 b) clareza;

c) originalidade/ criatividade;

d) replicabilidade.

7.2 A cada critério especificado no item 7.1, serão atribuídos 2,5 pontos, sendo a maior pontuação 10

7.3 O desempate ocorrerá pela nota obtida em cada um dos critérios de avaliação, na seguinte ordem:

a) maior nota no critério da alínea “a”;

b) maior nota no critério da alínea “b”;

c) maior nota no critério da alínea “c”.

7.4 Persistindo o empate, caberá à Comissão Julgadora, por maioria absoluta, estabelecer o desempate.

8. DO RESULTADO FINAL

8.1 O resultado final será divulgado no dia 02 de junho de 2023, no Portal Plenarinho.

8.2 O Plenarinho notificará por e-mail ou por telefone o(a) autor(a) da obra selecionada, desde que esteja corretamente identificado(a) na ficha de inscrição.

8.3 Caso não seja possível contatar o(a) autor(a) no prazo de 2 (dois) dias úteis a partir da divulgação do resultado, este(a) será desclassificado(a).

8.4 Em caso de não cumprimento das normas estabelecidas neste Regulamento e do surgimento de problemas que prejudiquem o desenvolvimento das atividades, a Comissão Julgadora terá completa e total autonomia para tomar decisões, bem como para prorrogar os prazos previstos neste edital, não cabendo contra ela interposição de recurso.

9. PREMIAÇÃO

9.1 A premiação é individual.

9.2 Os(as) autores(as) dos planos de aula classificados nos três primeiros lugares farão jus a um diploma de classificação e participação, sendo estes enviados pelo correio.

9.3 Os três planos de aula serão publicados no Portal Plenarinho.

9.4 Os(As) três autores(as) receberão um pôster exclusivo, ilustrado pela equipe de design do Plenarinho, com o seu retrato. A obra será baseada em fotografias por eles(as) fornecidas. A imagem também será disponibilizada em arquivo digital de alta definição.

9.5 Os(As) três autores(as) e suas escolas receberão um kit de obras produzidas pelas Edições Câmara para compor o acervo de suas respectivas bibliotecas.

9.6 Os prêmios são individuais e intransferíveis e não poderão ser trocados por outros itens.

10. DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1 A Inscrição, independentemente de qualquer outro documento, significa plena aceitação, pelo(a) solicitante ou por seu(sua) representante, dos termos deste Regulamento.

10.2 As(os) participantes estão cientes e autorizam a divulgação, pelo Programa Plenarinho e pelos demais veículos de comunicação da Câmara dos Deputados, de seus nomes e dos áudios e imagens que venham a ser feitos e/ou obtidos por conta do presente concurso. O uso tem por fim a exibição em qualquer mídia, existente ou que vier a existir, em todo o território nacional e internacional, em número ilimitado de vezes. A presente autorização tem caráter gratuito, desonerando a Câmara dos Deputados de qualquer custo ou pagamento de honorários.

10.3 O presente Regulamento poderá ser alterado e/ou o prêmio suspenso ou cancelado, sem aviso prévio, por qualquer motivo imprevisto que esteja fora do controle da Câmara dos Deputados, e que comprometa o concurso de forma a impedir ou modificar substancialmente a condução deste como originalmente previsto.

10.4 Questões não previstas no presente Regulamento serão avaliadas e solucionadas a exclusivo critério da Câmara dos Deputados, não cabendo qualquer espécie de recurso a essa decisão.

CRONOGRAMA

Prazo final para envio da(s) proposta(s): 07 de maio de 2023.

Divulgação do resultado será no dia 02 de junho de 2023, pelo Portal Plenarinho: www.plenarinho.leg.br.

CONTATOS E MAIS INFORMAÇÕES

plenarinho@camara.leg.br

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

8 Comentário(s)

  • by Juarez postado 20/03/2023 17:06

    Muito bom

    • by Turma do Plenarinho postado 20/03/2023 17:07

      Que bom, Juarez! Esperamos a sua participação! Abraços da Turma!

    • by Juarez postado 20/03/2023 17:08

      O Brasil precisa destes apoio ao cidadão comum sem participação política deste país precisamos envolver sempre isso

  • by CARLOS JUNIOR postado 21/03/2023 23:33

    Que ótima oportunidade para os professores com uma temática bacana “Brasileiras Inspiradoras”… Parabéns PLENARINHO e toda EQUIPE pela iniciativa do incentivo ao produzirmos planos de aulas coerente com as relações ATUAIS…

    • by Turma do Plenarinho postado 22/03/2023 11:55

      Que legal receber seu comentário, Carlos! Ficamos muito felizes! Esperamos a sua participação! Abraços da Turma!

  • by Maria Laura postado 07/04/2023 14:41

    Quero participar!

  • by Maria Laura postado 07/04/2023 14:44

    Quero inscrever no concurso de Plano de aula. Como faço?

    • by Turma do Plenarinho postado 10/04/2023 11:39

      Oi, Maria Laura! O regulamento explica direitinho como participar. Se não entender alguma instrução, é só perguntar! Abraços da Turma!

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos